Remote Control by SMS

Remote By SMS

Um administrador de sistemas sabe que a qualquer momento um serviço ou equipamento poderá ter problemas. De forma a minimizar ao máximo essas paragens deverá ter a sua infraestrutura preparada com equipamentos e soluções redundantes.

Vamos imaginar o seguinte cenário: um servidor de páginas web que tem serviços como o  Apache, MySQL ou SSH instalado. Por alguma razão (que agora não interessa) os serviços de SSH e o Apache pararam, desta forma o administrador teria de se deslocar junto do equipamento para poder reiniciar os serviços,  mas isto nem sempre é possível efectuar de imediato pois o equipamento poderá encontrar-se num local muito distante onde o administrador se encontra.

Poderia-se pensar em falar com alguém de confiança que se encontrasse mais perto das instalações e aceder ao servidor de forma a reiniciar os serviços. Caso essa pessoa estivesse também responsável pela administração dos equipamentos não haveria problema, no entanto, se fosse outra pessoa em que teríamos de fornecer password’s de administração de equipamentos seria algo problemático, pois nunca se deverá fornecer passwords de administração de equipamentos a outras pessoas sem responsabilidade para tal.

A pensar nestas situações resolvi tentar implementar um sistema que pudesse resolver rapidamente estas situações de reiniciar um serviço(ou programa) de forma rápida e minimamente segura. E como, perguntarão vocês?

Liguei um telemóvel ao servidor e instalando um programa de para envio e leitura de SMS o servidor ficou como a funcionar como um mini SMS Gateway. De seguida criei um script em Perl que devolvia dados de alguns comandos em Linux, lê-se as SMS’s enviadas para o servidor e conseguisse enviar as respectivas respostas. De referir ainda que só aceita comandos e de um determinado número de telemóvel definido no inicio do script.

Este sistema ainda não está terminado, neste momento está a executar tarefas simples como: reiniciar o Mysql, Apache, verificar temperatura do CPU ou uptime. Existe ainda uma pequena “brincadeira” implementada, que recorrendo a uma webcam, o sistema tira uma foto, envia-a para um servidor de ftp e de seguida envia uma SMS com o url da foto, um mini sistema de Video-Vigilância. 😛

Mais informações irão ser colocadas aqui no blog e possivelmente alguns videos.

2 comments on “Remote Control by SMS

  1. filipebatista

    @Paulo Gomes
    O telemóvel está ligado ao computador via USB, neste caso como estou a usar um Nokia, o cabo é mesmo o da Nokia.
    O programa é o Gnokii. Tens de editar o ficheiro de configuração /etc/gnokiirc e indicar o dev, model e connection, basta estes 3 para meteres a trabalhar. Para enviar sms’s basta ires a linha de comandos e fazer echo “This is a test message” | gnokii –-sendsms +12345678. No meu caso o envio é através da introdução de dados na BD pois tenho as sms’s a serem guardardas numa BD e tenho um daemon a fazer isso. No iPhone não sei se funciona mas é uma questão de tentares… Qq coisa apita 🙂

Deixar uma resposta